sábado, 27 de novembro de 2010

Lançamento do livro "Meu São Gonçalo do Rio Abaixo" de J.S.Ferreira

Livros Publicados pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo - escritores da região - PRODUTO CULTURAL
Capa do livro - Meu São Gonçalo do Rio Abaixo - Memórias - de J.S.Ferreira
Contatos com o autor: jssferreira@bol.com.br
Escritor J.S.Ferreira no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

Decoração de Iluminação Natalina em São Gonçalo do Rio Abaixo

Maria Célia Martins Bicalho, Andreia Donadon Leal e Mírian Stella Blonski

J.B.Donadon-Leal, Vereador Antônio Gonçalves Moreira, Vereador Ailton Figueiredo Neves, Prefeito Raimundo Nonato Barcelos, Andreia Donadon Leal, Maria Célia M. Bicalho, Gabriel Bicalho, Mírian Blonski e J.S.Ferreira

Mulheres que trabalharam na criação dos enfeites de Natal - Oficina de Reciclagem

Coquetel do Lançamento

Goretti de Freitas, Andreia Donadon Leal e Gabriel Bicalho

Maria Célia M. Bicalho, J.S.Ferreira, João Vítor e Miriam Stella Blonski

Orquestra de Violão de São Gonçalo do Rio Abaixo
Pronunciamento do escritor J.S.Ferreira
Grupo Musical de São Gonçalo do Rio Abaixo
Sarau - alunas da Rede Municipal de Ensino
Apresentação da Osquestra de Violão
Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal e J.S.Ferreira no Centro Cultural

Lançamento do livro de Memórias: “MEU SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO” e Natal de Todos os Dons - Recicle Bons Sentimentos.

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo – MG, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Educação, realizou o lançamento do livro de memórias: “Meu São Gonçalo do Rio Abaixo, do escritor aldravista, o são-gonçalense J.S.Ferreira, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, no dia 26 de novembro de 2010.
O evento cultural contou com a apresentação da Orquestra de Violões do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo, sarau dos alunos das Escolas Municipais que, declamaram poesias e crônicas do poeta J.S.Ferreira.
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Célia Martins Bicalho, destacou o investimento da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, em políticas públicas que incentivam o investimento na produção cultural dos artistas da região e em projetos culturais específicos que valorizam a música, o teatro, a dança, as artes; a leitura, o livro e a literatura, através da publicação de livros dos autores da região, distribuição gratuita deste acervo para as escolas, bibliotecas e população.
O Prefeito Raimundo Nonato Barcelos agradeceu a parceria da Associação Aldrava Letras e Artes, através do Poesia Viva – a poesia bate à sua porta – Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura-2009, elogiando a atuação e o comprometimento dos poetas aldravistas: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal, com a cultura e educação de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Após o lançamento do livro “Meu São Gonçalo do Rio Abaixo”, a Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes, Andreia Donadon Leal, outorgou a Medalha de Recompensa à Mulher da Maçonaria Fluminense, para Maria Célia Martins Bicalho e Míriam Stella Blonski, pelos serviços prestados à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e aos objetivos da Academia Maçônica de Artes, Ciências e Letras do Estado do Rio de Janeiro e em particular ao Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro.
O encerramento das atividades culturais aconteceu no Adro da Igreja do Rosário, com a solenidade de acendimento das Luzes de Natal – sétima edição do “Natal com Todos os Dons 2010 - Recicle Bons Sentimentos”, Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo do Rio Abaixo.
O "Natal com Todos os Dons" é um evento que tem o objetivo de criar o clima natalino e vivenciar o espírito do Natal na cidade através de apresentações culturais. A festividade visa ainda valorizar a arte e os artistas locais e a confraternização entre as pessoas. Na programação estão diversas atrações da dança, música e espetáculos teatrais, além de oficinas. O Natal com Todos os Dons 2010 será encerrado no Réveillon 2011, com apresentação da Banda Samville e queima de fogos.
O evento contou com a participação dos Vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Gonçalves Moreira e Ailton Figueiredo Neves; presença do Secretário Municipal de Cultura e Turismo da cidade de Santa Bárbara, Pestana Neves e da escritora e acadêmica da cidade de Ipatinga – Maria Goretti de Freitas.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ASSOCIAÇÃO ALDRAVA LETRAS E ARTES RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA DO RIO DE JANEIRO

Clique no Diploma para ampliar

A Associação Aldrava Letras e Artes, mantenedora do Jornal Aldrava Letras e Artes e da Editora Aldrava Letras e Artes, na cidade de Mariana , estado Minas Gerais - recebe da CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E APLAUSOS pelos 10 anos fazendo CULTURA.
Site da Aldrava Letras e Artes: www.jornalaldrava.com.br
A Aldrava Letras e Artes que, por mais de 10 anos, milita culturalmente, sem apoios financeiros, realiza um brilhante e destacado trabalho na área da CULTURA. Trabalho que, sem dúvidas, é fruto da dedicação, abnegação e sacrifício de seus Membros.
Esta Moção, aprovada por unanimidade dos Vereadores, reflete o reconhecimento desta casa Legislativa aos relevantes serviços prestados. Consequentemente, é com muito orgulho e satisfação que aplaudimos e cumprimentamos a ALDRAVA LETRAS E ARTES e por extensão aos ALDRAVISTAS desejando continuado sucesso nesta grande empreitada em prol da Cultura Brasileira.
Honra-me, como Vereador do Município do Rio de Janeiro, ser autor desta homenagem. Parabéns!!
Plenário Teotônio Vilela, 17 de novembro de 2010.

BENCARDINO
Vereador

* Nossos agradecimentos especiais ao Membro Honorário da ALB-MARIANA, Dr. Elvandro de Azevedo Burity (Ph.I - Doutor Honoris Causa em Filosofia Universal pela Academia de Letras do Brasil) pela indicação e valorização do trabalho da ALDRAVA LETRAS E ARTES.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Relatório Fotográfico - JUIZ DE FORA

Distribuição gratuita de livros dos poetas mineiros aldravistas
Funcionários do Victory Hotel e Andreia Donadon Leal

Poeta Gabriel Bicalho (autor dos livros: Ainda o sol e Essência e Medulas) distribui livros para os funcionários do Victory Hotel - Juiz de Fora
Andreia Donadon Leal distribui livros de poesias para o camareiro Luiz Carlos Domingos Adão (incentiva a leitura em família)
Andreia Donadon Leal distribui e conversa com o funcionário Márcio da Silva Teixeira sobre a importância da leitura em família

RELATÓRIO FOTOGRÁFIO
Dias - 23 e 24 de novembro de 2010

PROJETO POESIA VIVA - a poesia bate à sua porta - distribui livros em Juiz de Fora.

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2010, a Diretora de Projetos Culturais, Andreia Donadon Leal e o Presidente, Gabriel Bicalho, da Associação Aldrava Letras e Artes, distribuiram livros em Juiz de Fora.
Um país se faz com homens, livros (Monteiro Lobato)
Um país de leitores se faz com políticas públicas, investimento no patrimônio imaterial, intercâmbios entre promotores de Leitura, do Livro e da Literatura e uma boa troca de experiências nos ambientes presenciais e virtuais. (Andreia Donadon Leal)

domingo, 21 de novembro de 2010

DOAÇÃO DE 700 LIVROS DA ALDRAVA LETRAS E ARTES

Clique na imagem para visualizar o cartão
Agradecimento do Prefeito Municipal em Exercício - RAIMUNDO ELIAS NOVAIS HORTA
Correspondência recebida em 27 de novembro de 2010




Termo de Doação - Clique na imagem para leitura


ALDRAVA LETRAS E ARTES ATRAVÉS DO PROJETO POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA DOA 700 LIVROS PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE MARIANA DISTRIBUIR A TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Associação Aldrava Letras e Artes, pelo presente termo, doa 700 livros de autoria de seus poetas associados, numa promoção do Projeto "Poesia Viva - a poesia bate à sua porta", vencedor do Prêmio VivaLeitura do Mec/Minc - 2009 (categoria 03), para que sejam distribuídos a todos os (as) professores (as) da Rede Municipal de Ensino, através da Secretaria de Educação do Município de Mariana, MG.
No dia 06 de novembro de 2010, foi realizada a abertura da mostra de trabalhos das Escolas Municipais; visita aos Estantes e diversas apresentações literárias. Foram distribuídos 1000 kits de livros para os alunos presentes, parceria da Prefeitura de Mariana com o Projeto do Itaú Social; e 700 exemplares de livros dos poetas aldravistas, para todos os Professores das Escolas Municipais de Mariana, parte do projeto “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta”, Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2009, do Mec/Minc, patrocinado pela Fundação Santillana. O “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta” foi idealizado pela Diretoria de Projetos Culturais da Associação Aldrava Letras e Artes, mantenedora do Jornal Aldrava Cultural e da Editora Aldrava Letras e Artes, responsável pelo maior fluxo de produção e divulgação de literatura de Mariana, que comemorou no dia 06 de novembro de 2010, 10 anos de vida.

A divulgação da doação dos livros só foi feita pelo SITE DA UFOP

Veja matéria:

sábado, 20 de novembro de 2010

Encontro Nacional de Livro e Leitura - 18 a 19 de Novembro de 2010 - Brasília

ENCONTRO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA -
18 A 19 DE NOVEMBRO DE 2010 - BRASÍLIA

Programação dia 18 de novembro de 2010
14:00 - credenciamento
14:00 às 17:00 - Mesa - Balanço das políticas de livro, leitura e literatura do MinC e do Mec.
Auditório do Hotel Imperial
17:00 às 17:30 - Coffee Break e lançamento das publicações da DLLL e PNLL
17:30 às 19:00 - Debate com os participantes - desafios e oportunidades
19:30 às 21:00 - Museu da República - Monólogo LER com Lygia Bojunga

Andreia Donadon Leal e Ciro José Sahairo - Aldeia Xavante em Campinápolis - MT (Projeto "O caminho da leitura) vencedor categoria 01 - Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias 2009
Leitores da Aldeia Xavante estudaram os textos dos poetas aldravistas. O Professor Ciro José Sahairo fez a tradução - Intercâmbio entre os projetos vencedores. Dia 19 de novembro - tarde


Andreia Donadon Leal entrega livros dos poetas do Jornal Aldrava Cultural a todos os finalistas do Prêmio VivaLeitura 2010 - Dia 18 de novembro de 2010 - tarde

Representante da Biblioteca Nacional, Antônio Miranda - Diretor da Biblioteca Nacional (recebe livro de contos Flora para a Biblioteca de Brasília e livros dos poetas: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e Goretti de Freitas) Andreia Donadon Leal e Fabiano dos Santos Piúba -Diretor do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura - Minc - Dia 18 de novembro de 2010- tarde
Site : http://www.antoniomiranda.com.br/index.html

Abertura Oficial Encontro Nacional de Livro e Leitura - dia 18 de novembro - tarde


RELATÓRIO FOTOGRÁFICO


DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2010

PROGRAMAÇÃO


9:00 às 12:30 - Apresentação dos Projetos e roda de conversa com os vencedores do Prêmio VivaLeitura 2006 a 2009 - O que mudou com o Prêmio
Local: Auditório do Hotel Imperial
14:00 às 17:00 - Definição de perspectivas e desafios para a política de livro e leitura
20:00 - Solenidade de entrega do Prêmio VivaLeitura 2010
Espaço Renata La Porta


Dia 19 de novembro - Manhã - Auditório do Hotel Imperial - Projetos Vencedores do Prêmio VivaLeitura - 2006 a 2009

Dia 19 de novembro - Noite - Cerimônia de Premiação VivaLeitura - Nélida Pinõn


Dia 19 de novembro - Noite - Cerimônia de Premiação VivaLeitura - José Sarney



Dia 19 de novembro - Noite - Cerimônia de Premiação VivaLeitura - Mestre de Cerimônia - Cássia Kiss

Dia 19 de novembro - Manhã - Auditório do Hotel Imperial - Exposição dos Projetos Vencedores - 2006 a 2009 -


Dia 19 de novembro - Manhã - Finalistas e promotores de leitura recebem Jornal Aldrava Cultural - Auditório do Hotel Imperial


Dia 19 de novembro - Manhã -Auditório do Hotel Imperial Participação de Afonso Romano Sant'Anna -

Dia 19 de novembro - Noite - Cerimônia de Premiação VivaLeitura

Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - de Mariana, vencedor do Prêmio VivaLeitura 2009, representa Mariana no Encontro Nacional de Livro e Leitura em Brasília

Representantes das cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro reuniram-se nos dias 18 e 19 de novembro de 2010 em Brasília, para o Encontro Nacional do Livro e Leitura, que ocorreu no Auditório do Imperial Hotel. Na ocasião os especialistas avaliaram as políticas para o setor e formularam propostas para o novo governo.
O Encontro Nacional de Livro e Leitura, promovido pelo Ministério da Cultura e da Educação reuniu cerca de 150 especialistas do setor, desde promotores de leitura até escritores, como Affonso Romano de Sant’anna, Marina Colasanti, Nélida Piñon, Cristovam Buarque e Lygia Bojunga.
No primeiro dia foi a oportunidade de o MinC fazer um balanço de suas ações e o setor apontar os desafios e oportunidades para os próximos anos. “Ao longo dos últimos oito anos, o ministério aumentou em mais de 1.000% os investimentos em livro e leitura. Junto com o Ministério da Educação e a sociedade civil, instituiu o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), que dá as diretrizes das políticas do setor. Além disso, criou em 2007 o Programa Mais Cultura, responsável pela maior parte dos investimentos do MinC na área. Mas sabemos que podemos mais e, por isso, queremos ouvir de nossos parceiros os desafios para os próximos anos”, diz o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba.
Na sexta-feira, a partir das 9 horas, ocorreram duas reuniões paralelamente: a discussão sobre o Prêmio Vivaleitura – uma espécie de Oscar do setor, com os vencedores dos anos de 2006 a 2009.
A idealizadora do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta com os poetas aldravistas, Andreia Donadon Leal, apresentou os resultados, repercussões do projeto premiado e sugeriu ao Minc/Mec criar uma Rede Social para troca de experiências entre os projetos vencedores e que são referência para o País.
Os projetos selecionados ao longo das edições do Prêmio Vivaleitura foram apresentados e avaliados os efeitos que o reconhecimento institucional provocou nestas iniciativas.
A reunião da Rede Nacional do Livro Acessível discutiu as políticas do MinC voltadas ao setor tendo em vista os resultados do Edital de Fomento à Produção, Difusão e Distribuição de Livros em Formato Acessível, com investimento do MinC superior a R$ 1 milhão.
Ao final do encontro foi elaborado um documento sobre os desafios para a política de livro e leitura para os próximos quatro anos. O documento será entregue aos atuais ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Fernando Hadaad, e à Presidenta eleita, Dilma Roussef.
No dia 19, o Prêmio VivaLeitura do Mec/Minc comemorou sua 5ª edição com jantar de gala, homenagem aos projetos vencedores de 2006 a 2010, e entrega do Troféu aos 15 finalistas de 2010 e Premiação de 30.000,00 aos três projetos vencedores da edição de 2010.

Responsável pela manutenção do Blog: Andreia Donadon Leal
contatos: deiadonadon@yahoo.com.br

PRÊMIO VIVALEITURA 2010
Gerência de Projeto:
Lucia Jurema Figueirôa - Fundação Santillana
Telma Teixeira da Silva - OEI
Atendimento - Juliana Bento
Coordenação da seleção - Lourdes Atié
MATÉRIA DIVULGADA TAMBÉM NO SITE DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL:

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PRÊMIO VIVALEITURA 2010



Cara Andréia Aparecida Silva Donadon Leal,

Mariana - Minas Gerais

Idealizadora do Projeto vencedor - ano 2009 - Poesia Viva- a poesia bate à sua porta - Mariana - Minas Gerais


Estamos chegando cada vez mais perto de saber quem serão os vencedores do PRÊMIO VIVALEITURA 2010.

Agradecemos sua colaboração. Será um prazer conhecer pessoas que foram premiadas em anos anteriores com ideias tão nobres.

O jantar de premiação do Vivaleitura será realizado no dia 19/11 (Brasília) e exige traje esporte fino.

Preparamos uma programação muito interessante para vocês onde estão incluídos “Mesa Redonda”, roda de leitura, debates e o lançamento de um livro.

Quaisquer dúvidas, por favor, entrem em contato.

Prêmio Vivaleitura.
Programação:
18/11/2010 - Mesa Redonda - 14:00
Roda de Leitura
19/11/2010- Debates - 14:00
19/11/2010 - Jantar de Premiação - 20:00

domingo, 7 de novembro de 2010

Fotos da OFICINA NO CARAÇA

J.S.Ferreira distribui livros para os alunos da Escola Estadual Coronel Câncio
Alunos da Escola Municipal Iveta Moreira Novais e Chico Severino ganham livros dos poetas aldravistas

VEJAM MAIS FOTOS DA OFICINA NO CARAÇA.
ACESSEM, O BLOG:
SENDA HAICAIS
http://sendahaicais.blogspot.com/




Divulgação no JORNAL PONTO FINAL:






I Mostra Literária das Escolas Municipais de Mariana







Apresentação da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana

Apresentação de alunos - Infantil


Entrega de prêmios a Educadores e Educandos


Obra de Gabriel Bicalho é estudada pelos alunos da EJA - E.M. Monsenhor Cota

Apresentação - Escolas Municipais

Feira do Livro


Público


Doação de 700 livros dos poetas aldravistas à Secretaria de Educação


I MOSTRA LITERÁRIA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARIANA


A prefeitura Municipal de Mariana, através da Secretaria de Educação e de Cultura, realizou no período de 04 a 06 de novembro, no Centro de Convenções, a 1ª Mostra Literária das Escolas Municipais de Mariana.
O objetivo da Mostra, segundo o Secretário de Educação, Marciano Ramos, é o de estreitar a relação entre os alunos e a literatura, aproximando-os dos autores brasileiros consagrados e dos autores locais. As 34 instituições de ensino, entre creches, escolas de nível fundamental, médio e EJA, Educação de Jovens e Adultos, participaram da Mostra, apresentando peças teatrais, declamando poesias, produções literárias dos alunos e trabalhos sobre a vida e a obra de escritores da região.
A abertura da programação no dia 04 de novembro, contou com a Palestra “Como ensinar seu aluno a aprender, inclusive a ler, com o educador Hamilton Werneck. No dia 05 de novembro, foram proferidas as palestras: “Avaliação escolar: acerto de contas ou momento de aprendizagem”, com Vasco Moretto e “300 anos da Câmara de Mariana”, com Fernanda Trindade.
No dia 06 de novembro, foi realizada a abertura da mostra de trabalhos das Escolas Municipais; visita aos Estantes e diversas apresentações literárias. Foram distribuídos 1000 kits de livros para os alunos presentes, parceria da Prefeitura de Mariana com o Projeto do Itaú Social; e 700 exemplares de livros dos poetas aldravistas, para todos os Professores das Escolas Municipais de Mariana, parte do projeto “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta”, Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2009, do Mec/Minc, patrocinado pela Fundação Santillana. O “Poesia Viva – a poesia bate à sua porta” foi idealizado pela Diretoria de Projetos Culturais da Associação Aldrava Letras e Artes, mantenedora do Jornal Aldrava Cultural e da Editora Aldrava Letras e Artes, responsável pelo maior fluxo de produção e divulgação de literatura de Mariana, que comemorou no dia 06 de novembro de 2010, 10 anos de vida.
O Presidente da Academia Marianense de Letras, Dr. Roque Camêllo, a Presidenta da Academia Infanto-Juvenil de Letras de Mariana, Águida dos Anjos e a Presidenta da Academia de Letras do Brasil de Mariana, Andreia Donadon Leal, falaram sobre os objetivos e funções das Academias implementadas e em pleno funcionamento em Mariana, e da importância das Entidades Literárias, para os setores da vida cultural da primeira cidade de Minas, da história das letras e das artes, em suas variadas formas de expressão.
No final das apresentações das escolas, a Professora Emérita da UFOP, Hebe Maria Rôla Santos, ocupante da cadeira de número 05, na Academia de Letras do Brasil de Mariana, cujo patrono é o poeta Alphonsus de Guimarães, foi homenageada com a Medalha e a Placa de Mérito Educacional pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mariana, pelos relevantes serviços prestados à Educação.
A Feira de Livros ficará no Centro de Convenções no período de 03 a 08 de novembro, de 9h às 20h.