segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UM PRESENTE PARA TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

CEMPA
Escola Municipal Wilson Pimenta

Escola Municipal Passagem de Mariana


Escola Municipal Morro Santana


Escola Municipal Dom Oscar


Escola Municipal Monsenhor José Cotta


Livros dos poetas aldravistas



livros dos poetas aldravistas



UM PRESENTE PARA TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARIANA



A Aldrava Letras e Artes, através do Poesia viva - a poesia bate à sua porta, projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2009, do Mec-Minc, patrocinado pela Fundação Santillana, distribuiu para a Secretaria Municipal de Educação de Mariana, 700 livros de autoria dos poetas aldravistas mineiros: Gabriel Bicalho (Ainda o Sol, Essências e Medulas - poesia); Andreia Donadon Leal (Flora - amor e demência & Outros Contos); J.S.Ferreira (Meu São Gonçalo do Rio Abaixo - Memórias); J.B.Donadon-Leal (poesias - Sáfaro) e a antologia dos 4 poetas aldravistas - Ventre de Minas (Poesias) para todos os Educadores da Rede Municipal de Educação da Primaz de Minas.
A distribuição dos exemplares foi realizada no dia 10 de dezembro de 2010, no evento de encerramento das atividades do ano letivo de 2010, promovido e organizado minuciosamente pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mariana.


O Projeto Poesia Viva - a poeisa bate à sua porta deseja um Feliz Natal e um Próspero 2011 a todos os Educadores!

A parceria entre escritores da região e Secretaria Municipal de Educação é fundamental para o incentivo à leitura, ao livro e à literatura.





domingo, 19 de dezembro de 2010

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DO POESIA VIVA NA EMPRESA MSOL- Itabirito

Funcionária da MSOL com livro Essências e Medulas do poeta Gabriel Bicalho
Funcionário da MSOL com livro Flora Amor e demência & Outros Contos de Andreia Donadon Leal e pacote Pão & Poesia de Diovani Mendonça

Funcionário da MSOL com Kit de Leitura


Funcionária da MSOL com Kit de Leitura



Funcionário da MSOL com Pacote Pão & Poesia - Idealizador Projeto - Diovani Mendonça


Funcionária da MSOL com livro: Meu São Gonçalo do Rio Abaixo de J.S.Ferreira


Funcionário da MSOL com kit de leitura



Funcionários da MSOL com com kits de leitura e o livro de contos "A Rua do Quebra-Nozes" de Auxiliadora de Carvalho e Lago.


Funcionário da MSOL com livros: A Rua do Quebra-Nozes de Auxiliadora de Carvalho e Lago e Ainda o Sol de Gabriel Bicalho

Funcionária recebe kit de leitura


Funcionária recebe Kit de Leitura

O Agente de Leitura do Projeto - Poesia Viva: a poesia bate à sua porta, também funcionário da Empresa MSOL - Edson José da Silva, distribuiu, no dia 13 de dezembro de 2010, diversos kits de leitura dos poetas do Jornal Aldrava Cultural e outros escritores, contendo os seguintes livros: Flora - amor e demência & Outros Contos de Andreia Donadon Leal; Meu São Gonçalo do Rio Abaixo (Memórias) de J.S.Ferreira; Ainda o Sol, Essências e Medulas (poesia) de Gabriel Bicalho; A Rua de Quebra-Nozes de Auxiliadora de Carvalho e Lago e exemplares do Jornal Aldrava Cultural (embrulhados em pacotes de Pão & Poesia - Projeto de Diovanni Mendonça), aos funcionários da Empresa MSOL (Itabirito-Minas Gerais), para o incentivo à leitura, ao livro e à literatura.
O Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta- agradece penhoradamente o trabalho exemplar do empresário e humanista - Edson José da Silva!


Uma gota no oceano é uma gota...

Duas gotas no oceano são duas gotas...

Muitas gotas no oceano conseguem fazer ondas! (Andreia Donadon Leal)

-------------------------------------------------------------------------------------

O trabalho “ Poesia Viva – A Poesia Bate à sua Porta”, de Mariana (MG) venceu na terceira categoria do prêmio do VivaLeitura- 2009, maior prêmio de incentivo à leitura, do Ministério da Cultura e da Educação, patrocinado pela Fundação Santillana. Idealizado pela artista plástica, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, o projeto bate de porta em porta, nas casas, estabelecimentos comerciais e escolas da cidade e municípios vizinhos, para ler contos, romances e poesias às pessoas. A iniciativa conta com o trabalho voluntário dos poetas da Entidade Jurídica Aldrava Letras e Artes que, além de visitarem as casas, distribuem gratuitamente o jornal e livros aos habitantes. A ideia do projeto é estimular o hábito da leitura no lar e usar a literatura como elo de afetividade entre as famílias. “Acredito que é na família que começa o gosto pela leitura, e é lá que ele também precisa ser cultivado”, disse Andreia. Com a verba do prêmio, Andreia pretende publicar a obra "Ventre de Minas" dos poetas e ampliar o acervo de livros que é distribuído pelo projeto. Atualmente, o “Poesia Viva” acontece em Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Belo Horizonte, São Gonçalo do Rio Abaixo.
ALDRAVA LETRAS E ARTES (CNPJ- 04.937.265/0001/71 - Utilidade Pública Municipal) é Pessoa Jurídica de direito privado, constituída sob a forma de Associação, sem fins lucrativos, em caráter permanente, com sede e foro em Mariana-MG.
A entidade foi fundada no dia 14 de outubro de 2000. Atualmente é mantenedora do Jornal Aldrava Cultural (conteúdo literário e artístico - versões impressas e digitalizadas, com edição ininterrupta e de distribuição gratuita) e da Editora Aldrava Letras e Artes, responsável pelo maior fluxo de produção, divulgação e incentivo à leitura, ao livro e à literatura na Região dos Inconfidentes.

DIRETORIA DA ALDRAVA LETRAS E ARTES:
Presidente: Gabriel Bicalho
Vice-Presidente: J.S.Ferreira
Secretária: Hebe Rôla
Diretora de Projetos Culturais: Andreia Donadon Leal
Editor: J.B.Donadon
Conselho Editorial e Fiscal:
J.B.Donadon-Leal (Presidente)
Andreia Donadon Leal
Gabriel Bicalho
Geraldo Reis
Hebe Rôla
J.S.Ferreira
Luiz Tyller Pirola
Tesoureiro:
J.S.Ferreira



domingo, 12 de dezembro de 2010

POETAS MINEIROS ALDRAVISTAS NA CASA DAS ROSAS

Entrada da Casa das Rosas - J.B.Donadon-Leal, Andreia Donadon e J.S.Ferreira
Entrada da Casa das Rosas com programação de dezembro - Andreia, J.S.Ferreira e o músico Thiago Caldeira

Distribuição de livros e jornais - Funcionários do Hotel - SP

Distribuição de livros e jornais - Funcionários do Hotel - SP

Sílvio Santos (empresário - Portugal), Andreia Donadon Leal e a artista plástica Giane

Sílvio Santos e Andreia Donadon Leal - autografo



Donny Correia e J.B.Donadon-Leal (entrega de livros dos poetas mineiros aldravistas)


Affonso Augusto Moreira Penna Bisneto e Andreia Donadon Leal -
Leitura das Cartas à Flora com música - Thiago, J.S.Ferreira, Andreia e Donadon-Leal

Poesias e prosas aldravistas com intervenção musical

J.S.Ferreira (leitura de poemas)


Música de J.B.Donadon Leal "Fonte da Esperança" interpretada por Andreia Leal e Donadon-Leal. Acompanhamento musical de Thiago Caldeira

Leitura de poemas (J.B.Donadon-Leal)

Leitura de poemas - Andreia Donadon Leal

Donny Correia - Gerente Casa das Rosas

Escritor José Geraldo Neres, Affonso Penna e Andreia Donadon Leal

Entrada Casa das Rosas


J.S. Ferreira distribui exemplares Jornal Aldrava Cultural N° 87


POETAS MINEIROS ALDRAVISTAS NA CASA DAS ROSAS - São Paulo

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura - recebeu no dia 10 de dezembro de 2010, às 19:00 horas, na Avenida Paulista, n° 37 - São Paulo, os poetas mineiros aldravistas: Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B. Donadon-Leal, o músico e jornalista responsável pelo Jornal Aldrava Cultural, Thiago Caldeira da Silva, para apresentação de videopoemas, músicas, leitura de poemas e prosas aldravistas, bate-papo e lançamento do livro de Contos: Flora - amor e demência & Outros Contos, da escritora Andreia Donadon Leal.
A abertura do evento cultural foi realizada pelo Gerente da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Donny Correia, que apresentou os poetas mineiros aldravistas.
Além dos frequentadores da casa e convidados, estiveram presentes, Affonso Augusto Moreira Penna Bisneto, o poeta José Geraldo Neres, o Embaixador Darlan Tupinambá (que doou diversos livros para o Poesia Viva - a poesia bate à sua Porta), a artista plástica Giane, o empresário Sílvio Santos de Portugal, e a Secretária-Geral da UBE-São Paulo - Rosani Abou Adal.
A idealizadora do Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, Andreia Donadon Leal, foi nomeada como Membro da UBE-São Paulo.
Os poetas mineiros aldravistas ainda distribuiram gratuitamente, para todos os funcionários do Hotel Paraíso - SP, livros e exemplares do Jornal Aldrava Cultural.


HISTÓRIA DO ALDRAVISMO

A Região dos Inconfidentes, em Minas Gerais, compõe cenário importante na vida literária brasileira. A produção árcade dos poetas inconfidentes marca um aspecto importante da produção artística: a liberdade como Expressão e como Conteúdo. Atualmente , em Mariana , há um movimento que busca produzir, reconhecer e divulgar a produção artística contemporânea desta região : o aldravismo.
O Aldravismo é um movimento de escritores, filósofos e artistas visuais que propõe interpretações inusitadas de eventos cotidianos. A aldrava, argola de ferro, utilizada antigamente para bater às portas, é o símbolo do movimento.
A aldravismo explicita a proposta dos poetas Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal, Lázaro Francisco da Silva (filósofo falecido em 2003), Andreia Donadon Leal e Hebe Rôla que se reuniram para experimentar uma forma de provocar significação sem impor a vontade do autor , nem desconsiderar a vontade do leitor, abrindo uma possibilidade de produção de algo que pudesse ser complementado pelo leitor, no processo de significação. Nascia a proposta de literatura metonímica, em que o produtor apresenta um indício , uma parcela da coisa representada e o leitor / espectador é livre para compor seu complemento de significação.
Aldravismo vem de aldrava, termo que designa o utensílio com o qual se bate nas portas para que estas sejam abertas. Assim, o aldravismo pode ser caracterizado pela arte que chama atenção, que insiste, que abre portas para as interpretações inusitadas dos eventos cotidianos, em relatos daquilo que só o artista viu.
A história começou com o lançamento do Jornal Aldrava Cultural e a publicação do livro: Aldravismo: uma proposta de arte metonímica. A primeira providência do grupo de poetas aldravistas mineiros foi a de buscar a superação do critério de seleção dos textos para publicação pautados no parâmetro qualitativo: bom / ruim.
No lugar disso, o aldravismo concentrou-se em definir qualidade como algo derivado da consciência da proposta artística e de seu direcionamento a um público definido. Assim, o poema-pele do adolescente, confessional e apaixonado é poema de qualidade, uma vez que cumpre com seu propósito de sedução. O fim social da obra de arte, ou o seu discurso predominante, seja ele de convencimento pela sedução, pela fria persuasão ou pela asperesa da manipulação, justifica a empreitada de produzir arte. Esse caminho inicial de conceituação do aldravismo é o da busca incondicional do exercício da liberdade, e não poderia ser de outra forma, já que ele nasce no berço da liberdade – Mariana.
Do consenso de que a arte deve ser, antes de tudo, expressão de liberdade, a comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural passou a ter como critério de escolha de textos para publicação aqueles que rompem com barreiras formais de produção, especialmente aqueles que ousam criar conceitos novos. Essa perspectiva abriu caminho para a percepção do elemento mais importante da produção artística – o sujeito de sua produção. Assim, o aldravismo acordou que produção não é via de mão única, não é imposição do sujeito “autor”. A produção constitui em algo de mão dupla: de um lado o autor da obra de arte e de outro o autor da leitura dessa obra. A obra exposta através da publicação passa a ser um produto disponível, mas morto.É somente no ato de leitura que ela recupera a vida, não na proposta do autor, não na intenção do autor, mas na visão do leitor. O leitor se apropria de todas as prerrogativas de construtor de sentido. Nesse ponto, encontra-se o cerne da proposta aldravista: o leitor, não sendo capaz de recuperar o sentido integral da consciência do autor, deverá buscar o sentido possível, aquele autorizado pelas condições de produção da leitura. O sentido buscado por um adolescente apaixonado será recortado pela paixão; o de um estudante de literatura será direcionado para a tarefa escolar; o de um trabalhador cansado, para o relaxamento; o de um sujeito descrente com a política, para a crítica e o desabafo. Esses tons diferenciais de comportamento de leitor são indicadores de metonímias possíveis e inesgotáveis, seja pela causa de um efeito ou efeito de uma causa; o conteúdo de um continente ou o continente de um conteúdo; a parte de um todo ou o todo de uma parte. Daí a conceituação do aldravismo como a de arte metonímica – autor e leitor percebem porções daquilo que é possível, segundo seu critério de julgamento. O sujeito da produção da arte metonímica é criativo quanto mais inova no quesito: o que é que somente eu vi. O leitor metonímico é aquele que busca algo que só ele viu. A liberdade e a metonímia tornam-se os pilares da arte aldravista.
Esse grupo representa a ruptura necessária com o convencional, na busca de fazer uma literatura representativa de uma nova experimentação estética , para fazer eclodir novamente esse espírito adormecido da vontade de liberdade que impulsionou a arte poética dos árcades , a arte barroca de Athaíde e Francisco Lisboa, a literatura de formas plásticas de Alphonsus de Guimaraens e a explosão de formas e conceitos do final do Século XX.
Site: www.jornalaldrava.com.br

Agradecimentos especiais ao escritor JOSÉ GERALDO NERES .

Créditos das fotos (Sarau na Casa das Rosas): José Geraldo Neres

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Livros doados por Auxiliadora de Carvalho e Lago

Livros doados por Auxiliadora de Carvalho e Lago




A escritora Auxiliadora de Carvalho e Lago doou para o Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - uma quantidade considerável e importante de livros de sua autoria: A RUA DE QUEBRA-NOZES - (contos) Editora Decálogo.
Auxiliadora de Carvalho e Lago é escritora premiada com vários livros e contos publicados, é Bacharel em Direito e em Letras pela UFMG, Membro da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da União Brasileira de Trovadores.

PREÂMBULO

A Rua do Quebra-Nozes

José Afrânio Moreira Duarte

(Da Academia Mineira de Letras)



"Advogada e escritora, Auxiliadora de Carvalho e Lago já é um nome respeitado nos meios literários de Belo Horizonte, onde pertece a entidades culturais importantes, como a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras e União Brasileira de Trovadores - UBT.

Já vitoriosa como autora de livros infantis, Auxiliadora de Carvalho e Lago destina esta obra aos leitores adultos. O nome é A rua do quebra-nozes, título tirado, nada mais nada meos, do "Quebra-Nozes", do genial Tchaikovski, uma das jóias da música clássica. Trata-se de uma coletânea de contos, vários deles já premiados em concursos de âmbito nacional".

A rua do quebra-nozes inicia-se com o conto A velha lâmpada de Aladim. Nos primeiros parágrafos, Auxiliadora, de modo original e criativo, evoca personagens famosos da literatura mundial, tais como Penélope, Ali Babá e Aladim. Tal começo é uma espécie de preparo para a abordagem do tema principal da história, que é o casamento de Samir com Sulamita, e funciona, assim, como ótima abertura de uma bela ópera. (...)

(...) Indubitavelmente, A rua do quebra-nozes é uma ótima estréia. Não posso dizer que Auxiliadora de Carvalho e Lago vai longe e é uma boa promessa, por diversos motivos muito simples e muito fortes: ela já foi muito longe. E a promessa encontrada nos contos iniciais já foi muito bem cumprida.



Belo Horizonte, 27 de novembro de 2005. (pg. 13)
Nossos agradecimentos especiais à escritora Auxiliadora de Carvalho e Lago.

AMULMIG RECEBE ALUNOS DO PROJOVEM DE OURO PRETO

Árvore de Livros montada na Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais
Árvore de Livros

Pronunciamento da acadêmica e Coordenadora do Projeto Poesia Viva -a poesia bate à sua porta Andreia Donadon Leal- doação de 140 livros para o ProJovem de Ouro Preto.

Alunos do ProJovem na Sede da AMULMIG

Prefeito Angelo Oswaldo

Alunos do ProJovem de Ouro Preto pegam seus livros na Árvore montada na AMULMIG

Acadêmica Elza Aguiar Neves com alunos do ProJovem - Entrega de livros

A Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais - AMULMIG - recebeu no dia 29 de novembro de 2010, 140 jovens do ProJovem Urbano de Ouro Preto, em sua sede, na Rua Agripa Vasconcelos, 81 - Alto das Mangabeiras, em Belo Horizonte.
O projeto é da acadêmica Elza Neves Aguiar, que realiza trabalhos de incentivo à leitura, ao livro e à literatura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Os jovens foram conhecer a sede da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, assistir a uma reunião e bate-papo com os acadêmicos.
Participaram da sessão especial, o Prefeito Angelo Oswaldo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, os Coordenadores e Professores do ProJovem Urbano e demais autoridades da Secretaria de Educação da cidade de Ouro Preto.
Os 140 alunos receberam exemplares do Jornal Aldrava Cultural e livros dos escritores aldravistas e Membros da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, Andreia Donadon Leal - ações do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2009- do Mec-Minc, em uma árvore de natal montada pela Equipe de Arte da AMULMIG.
Os acadêmicos Conceição Parreiras Abritta, Elizabeth Rennó e Luiz Carlos Abritta também distribuíram exemplares de suas obras para alguns alunos do ProJovem Urbano de Ouro Preto.
O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional e aulas de informática. Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o Programa busca oferecer oportunidades para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, re-elaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se re-posicionem quanto a sua inserção social e profissional.
O curso tem duração de 18 meses ininterruptos e oferece qualificação profissional em Construção e Reparos II e na área de Saúde. Está em andamento um estudo para a implantação de um terceiro curso, o de Telemática. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Juventina Drummond e na Escola Municipal Haydée Antunes. Para o jovem que tiver acima de 75% de freqüência e aproveitamento, será oferecida uma bolsa mensal em dinheiro. O início das aulas será no dia 1º de outubro. Caso o aluno não tenha histórico escolar, o jovem será submetido a um teste de proficiência.
O Prefeito Angelo Oswaldo agradeceu e elogiou o trabalho e parceria da professora Elza Aguiar, a recepção da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, através da Presidente Elizabeth Rennó, cumprimentou os demais acadêmicos e elogiou o trabalho e a atuação dos Membros da Academia de Letras do Brasil-Mariana, que também estavam presentes na sessão especial.