segunda-feira, 6 de abril de 2009

Poesia Viva - A poesia bate à sua Porta - com os poetas do Jornal Aldrava Cultural

Poesia bate à sua porta
Leitura de poesia em casa

Leitura de poesia em casa


Leitura de Poesia em casa




“POESIA VIVA -
A POESIA BATE À SUA PORTA”

IDEALIZADORA DO PROJETO: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Parceiros: Poetas do Jornal Aldrava Cultural: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal




ACESSE O PROJETO no site do Jornal Aldrava Cultural, PARA VISUALIZAR AS FOTOS:









DESCRIÇÃO SUMÁRIA

O projeto “POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA”, idealizado pela artista plástica e escritora mineira, Andreia Donadon Leal, com apoio dos Poetas do Jornal Aldrava Cultural: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal envolve crianças, jovens, adultos, idosos, alunos, professores, acadêmicos e produtores culturais em uma abrangente teia de leitura com série de encontros, conversas, apresentações públicas em saraus, projeção de vídeo-poemas nas cidades mineiras de Mariana, Ipatinga, Santa Bárbara, Belo Horizonte, alunos da Escola Viva de São Paulo e alunos de escolas públicas da cidade. O projeto “POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA”, inicialmente com intuito de auxiliar no processo de Letramento com inserção dos autores no ambiente escolar na cidade de Mariana (MG) a partir de 2005, multiplicou-se para outras entidades nos estados, com objetivo de levar a poesia não só para o espaço escolar, mas para outras localidades. No ano de 2009, batendo à porta de casa em casa da população, lendo poesias, contos, crônicas, histórias e distribuindo gratuitamente jornais e livros para aguçar o hábito e o gosto pela leitura no lar, além de multiplicar essa ação, pedindo às pessoas das casas visitadas para realizarem o mesmo processo com o vizinho, com o parente, com o amigo; distribuindo os mesmos jornais e livros e assim sucessivamente. Desse contato nascem o gosto e a disseminação do processo de leitura de poesias, contos, crônicas de forma sistemática e efetiva na população.

JUSTIFICATIVA

O presente projeto se justifica por empreender um esforço contínuo dos poetas aldravistas na ampliação das possibilidades de leitura de poemas, crônicas, contos nas escolas públicas, particulares, eventos culturais e batendo de porta em porta (nas casas), inserção de escritores e acadêmicos nesses projetos. Depois de consolidar espaço na organização de encontros com escritores, artistas, público em geral para promoção de atividades de leitura em eventos culturais com performances, saraus, exibição de vídeo-poemas em academias, centros culturais, públicos e escolas, agora o Aldrava leva à poesia às casas. A importância desse projeto é em defender uma proposta de democratização da leitura, capaz de atravessar as mais diversas classes sociais e atingir os mais diferentes sujeitos e grupos sociais, ampliando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com sua família para ler uma história, um poema, um texto, um causo; ampliando a produção e divulgação das ações dos agentes de leitura e produtos culturais da região. Iniciar o público infanto-juvenil, comunidade local e escolar no universo da literatura produzida por escritores, poetas e acadêmicos, estimulando-os a desenvolver suas potencialidades e a ampliar o conhecimento, às relações de afetividade e harmonia em família, a criação, a experimentação, a produção, a compreensão e a interpretação. Distribuição gratuita de livros e do Jornal Aldrava Cultural, do Jornal Aldravinha para os lares, Bibliotecas Públicas e Comunitárias, Instituições Culturais e outros locais de acesso. Trata-se da continuidade do projeto Haicai: da arte poética à alfabetização, produzido na E. E. Dom Benevides, em 2005-2007, e no ano de 2007 e 2008 na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Viçoso na cidade de Mariana - MG, Escola Estadual Dona Reparata (distrito de Cachoeira do Brumado) e Secretarias de Educação de Ipatinga e Santa Bárbara (2008).
Os poetas do Jornal Aldrava Cultural se dedicam à atividade voluntária na tradição dos contos de literatura oral, ao contar uma história, ao ler uma poesia ou um texto, em sua voz e seus afetos no texto narrado para o ouvinte. Bater à porta de casa em casa, estimulando o hábito de leitura, a criatividade, a expansão do vocabulário, incitando a memória auditiva e visual, além de promover o contato humano e afetivo entre autores e pessoas do lar.

RESULTADOSOs resultados previstos para o projeto “POESIA VIVA - A POESIA BATE À SUA PORTA”, demonstrarão que um lar pode ser transformado em um lugar saudável e acolhedor para a prática contínua de atividades de leitura em família e os agentes de leitura, em parceria com os poetas do Jornal Aldrava Cultural, ampliarão e incentivarão essa ação para outros locais.



RESULTADOS SOCIAIS E ARTÍSTICO-CULTURAIS

· Incentivo a prática de leitura.
· Promoção de encontros em família para atividades de leitura e contação de histórias.
· Disponibilização e rotatividade de acervo para leitura.
· Encontros contínuos para realização de leituras.
· Incentivo ao processo de socialização da comunidade.
· Formação de grupos de leitores/escritores e agentes de leitura.
· Produção, apresentação e divulgação de ações e produtos culturais.
· Criação de oportunidades para conhecer e qualificar a produção literária e artística regional, nacional e internacional.
· Produção e execução de eventos literários e culturais.


OBJETIVO GERAL
Prática contínua de atividades de leitura em família e comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.treinar agentes de leitura e produtores de textos.
2. promover encontros contínuos em escolas públicas, lares e entidades culturais para criar ambientes de leitura e apresentações culturais com saraus, performances e apresentação de vídeo-poemas.
3. promover a divulgação das ações dos agentes de leitura nas edições impressas e virtuais do Jornal Aldrava Cultural e a produção textual dos participantes envolvidos no projeto.

ESTRATÉGIAS
O Projeto Poesia Viva desenvolve as seguintes etapas: (1) visitas de poetas na casas e escolas para conversar sobre literatura, leitura e produção textual; (2) visita de poetas nas residências e escolas para leitura de poesias, textos, etc (3) acompanhamento dos poetas aldravistas às atividades dos professores nas aulas de leitura de poesia; (4) acompanhamento dos poetas aldravistas às atividades dos professores nas aulas de produção de textos e dos agentes de leitura, inclusive de poesia; (5) publicação de textos dos agentes de leitura na edição impressa e virtual do JORNAL ALDRAVA CULTURAL, publicação de poemas, textos e ilustrações dos alunos de escolas envolvidos no projeto no Jornal Aldravinha Cultural impresso e virtual; (6) palestras, encontros, conversas, saraus e exibição de vídeo-poemas, nos lares, nas academias, nos espaços escolares, espaços culturais diversos.

PÚBLICO ALVO
Crianças, jovens, adultos e idosos; alunos e professores de escolas públicas e particulares.

BENEFICIADOS5.000 pessoas

REALIZADORESIdealizadora: Andreia Donadon Leal - Associação Aldrava Letras e Artes: Gabriel José Bicalho (presidente), José Sebastião Ferreira (vice-presidente), José Benedito Donadon-Leal (presidente da comissão editorial); Agentes de leitura, escritores parcieiros.

PARCERIASAcademia de Letras do Brasil – sessão Mariana e região, Departamento de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi), Escola Viva de São Paulo.
2008
TRABALHO REALIZADO EM BRASÍLIA/2008: DOAÇÃO DE LIVROS, TRANSCRIÇÃO DE POEMAS EM BRAILLE; LEITURA DE POESIAS para EVENTO OFICINA DOS AUTORES EM BRAILLE. Coordenadora: Dinorá Couto


OUTROS TRABALHOS
Academias

CHOVEU POESIA NA CASA-ATELIÊ DE DÉIA LEAL
Poetas Aldravistas e alunos da Escola Viva - Ouro Preto, 2/6/2008
2007
FÓRUM DAS LETRINHAS – OURO PRETO
Distribuição de livros e jornais
2009
ESPANHA – Casa de Cultura de Maracena – Granada
Distribuição de livros/jornais –Leitura de Poesias/Contos e Conferências
Alunos do Colégio do Sagrado Coração e Secretário de Cultura









Um comentário:

  1. Ser gaúcho é sentimento
    Regado pelo tempo
    Na constância dos olhares
    Bifurca seus cantares

    Na idade presente
    A aprendizagem vértice
    No mistério da velhice
    Deixa-nos contente...
    vSer gaúcho é sentimento
    Regado pelo tempo
    Na constância dos olhares
    Bifurca seus cantares

    Na idade presente
    A aprendizagem vértice
    No mistério da velhice
    Deixa-nos contente...

    ResponderExcluir