domingo, 24 de abril de 2011

Poetas Aldravistas participam do Abril Poético

Presidente da Aldrava Letras e Artes, Gabril Bicalho recebe a Comenda ABRIL POÉTICO


Andreia Donadon e J.B.Donadon-Leal declamação e música




Gabriel lê poesias da obra "Ainda o Sol".




J.S.Ferreira declama poesias






Gabriel Bicalho recebe livro de escritora de Conselheiro Lafaiete



Donadon declamara e apresenta os componentes da Aldrava Letras e Artes



Público recebe livros e exemplares do Jornal Aldrava Cultural



Público recebe Jornal Aldrava Cultural - edição 89




- ABRIL POÉTICO -



O tema “Caminho das Pedras: Sabão, Minério e Ouro”, evento acontece em 9 cidades e comemora os 300 de Ouro Preto, Mariana e Sabará

A Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) realiza a 6ª edição do “Abril Poético”. A programação, que contempla 9 cidades, acontece no período de 23 de abril a 1º de maio. Lançamentos, recitais, oficinas, exposições, palestras e diversas apresentações movimentam a semana de 9 dias com envolvimento de poetas, músicos, atores, público escolar, artistas plásticos etc. Em Lafaiete a programação foi no dia 23 de abril, com apresentação especial dos poetas do Movimento Aldravista de Mariana, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira, que realizaram sarau, com exibição de vídeo-poemas e vídeo-haicais, música e distribuição de livros e exemplares do Jornal Aldrava Cultural, edição de número 89 (Livros distribuídos: Meu São Gonçalo do Rio Abaixo de J.S.Ferreira; Flora - amor e demência & outros contos de Andreia Donadon Leal; Essências e Medulas e Ainda o Sol do poeta Gabriel Bicalho e Sáfaro de J.B.Donadon-Leal) dos escritores aldravistas da Primaz de Minas, para todos os participantes do recital.

No final do evento cultural, a Aldrava Letras e Artes, entidade de utilidade pública municipal, mantenedora do Jornal Aldrava Cultural e da Editora Aldrava Letras e Artes recebeu a Comenda Abril Poético pelo relevante trabalho literário e atuação no campo cultural brasileiro e internacional.



Sobre o ABRIL POÉTICO
O Abril Poético é uma celebração cultural que busca resgatar a história, a arte e a cultura, por meio da linguagem poética e suas diversificadas manifestações. O movimento iniciou-se em cidades nas regiões do Alto Paraopeba e no Vale do Piranga (Região Central de Minas Gerais), ponto estratégico do Circuito da Estrada Real, pois trata-se de uma região de confluência entre o Caminho Velho e o Caminho Novo. O Abril Poético é elaborado, organizado e realizado pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) em parceria com órgãos públicos e privados, entidades socioculturais, patrocinadores e comunidades.
Atualmente o Abril Poético acontece em nove cidades mineiras: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Catas Altas da Noruega, Piranga, Ouro Preto e Itabirito. O evento está alicerçado no tripé: Cultura/Memória/Ecologia e acontece em três momentos.
Tendo os poetas da Inconfidência como inspiração literária e geográfica, o Abril Poético dialoga com outros eventos e manifestações literárias, como o “Psiu Poético” (Montes Claros/MG), “Belô Poético” (Belo Horizonte/MG), “Maratona Cultural” (Divinópolis/MG), “Terças Poéticas” (Belo Horizonte/MG), “Cultura de 5ª” (São João Del Rei/MG), “Movimento Aldrava” (Mariana/MG) “Travessia dos Sentidos” (Brumadinho/MG), “Campoesia” (Campo Largo/PR) e a “Cooperifa” (São Paulo/SP), transitando entre a cultura arte popular e a acadêmica.
Semana de divulgação do Abril Poético
Durante a semana o grupo Lesma, através de seus componentes, participou de eventos e reuniões preparatórias para a organização do Abril Poético 2011, cuja programação oficial está divulgada através do blog http://www.grupolesma.blogspot.com/ e imprensa regional.


Foram visitadas as cidades de Cristiano Otoni, Sabará, Ouro Preto, Itabirito, Mariana e Catas Altas da Noruega e Piranga, onde ocorreu reunião ordinária da Amalpa. No dia 26 o grupo participou de evento social organizado pela Associação de Moradores em Buarque de Macedo e no dia seguinte o grupo apresentou-se no evento da Associação Viva Down, na Escola Municipal Júlia Miranda, em Lafaiete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário