quinta-feira, 28 de abril de 2011

AGENDA MAIO - 2011




Clique na imagem para ler ofício




AGENDA DE MAIO


- Oficina de Haicais para Alunos da EJA e Professores da Escola Municipal "Chico Severino", em Santa Bárbara - Minas Gerais


DIA 06/05- oficina de haicais para professores e aluna da EJA.
Horário: 19:00 às 21:00

DIA 07/05 - oficina para professores de Educação Infantil ao 5° ano.
Horário: 8:30 às 11:00.

Local: Escola Municipal Chico Severino
Santa Bárbara







domingo, 24 de abril de 2011

Poetas Aldravistas participam do Abril Poético

Presidente da Aldrava Letras e Artes, Gabril Bicalho recebe a Comenda ABRIL POÉTICO


Andreia Donadon e J.B.Donadon-Leal declamação e música




Gabriel lê poesias da obra "Ainda o Sol".




J.S.Ferreira declama poesias






Gabriel Bicalho recebe livro de escritora de Conselheiro Lafaiete



Donadon declamara e apresenta os componentes da Aldrava Letras e Artes



Público recebe livros e exemplares do Jornal Aldrava Cultural



Público recebe Jornal Aldrava Cultural - edição 89




- ABRIL POÉTICO -



O tema “Caminho das Pedras: Sabão, Minério e Ouro”, evento acontece em 9 cidades e comemora os 300 de Ouro Preto, Mariana e Sabará

A Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) realiza a 6ª edição do “Abril Poético”. A programação, que contempla 9 cidades, acontece no período de 23 de abril a 1º de maio. Lançamentos, recitais, oficinas, exposições, palestras e diversas apresentações movimentam a semana de 9 dias com envolvimento de poetas, músicos, atores, público escolar, artistas plásticos etc. Em Lafaiete a programação foi no dia 23 de abril, com apresentação especial dos poetas do Movimento Aldravista de Mariana, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira, que realizaram sarau, com exibição de vídeo-poemas e vídeo-haicais, música e distribuição de livros e exemplares do Jornal Aldrava Cultural, edição de número 89 (Livros distribuídos: Meu São Gonçalo do Rio Abaixo de J.S.Ferreira; Flora - amor e demência & outros contos de Andreia Donadon Leal; Essências e Medulas e Ainda o Sol do poeta Gabriel Bicalho e Sáfaro de J.B.Donadon-Leal) dos escritores aldravistas da Primaz de Minas, para todos os participantes do recital.

No final do evento cultural, a Aldrava Letras e Artes, entidade de utilidade pública municipal, mantenedora do Jornal Aldrava Cultural e da Editora Aldrava Letras e Artes recebeu a Comenda Abril Poético pelo relevante trabalho literário e atuação no campo cultural brasileiro e internacional.



Sobre o ABRIL POÉTICO
O Abril Poético é uma celebração cultural que busca resgatar a história, a arte e a cultura, por meio da linguagem poética e suas diversificadas manifestações. O movimento iniciou-se em cidades nas regiões do Alto Paraopeba e no Vale do Piranga (Região Central de Minas Gerais), ponto estratégico do Circuito da Estrada Real, pois trata-se de uma região de confluência entre o Caminho Velho e o Caminho Novo. O Abril Poético é elaborado, organizado e realizado pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) em parceria com órgãos públicos e privados, entidades socioculturais, patrocinadores e comunidades.
Atualmente o Abril Poético acontece em nove cidades mineiras: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Catas Altas da Noruega, Piranga, Ouro Preto e Itabirito. O evento está alicerçado no tripé: Cultura/Memória/Ecologia e acontece em três momentos.
Tendo os poetas da Inconfidência como inspiração literária e geográfica, o Abril Poético dialoga com outros eventos e manifestações literárias, como o “Psiu Poético” (Montes Claros/MG), “Belô Poético” (Belo Horizonte/MG), “Maratona Cultural” (Divinópolis/MG), “Terças Poéticas” (Belo Horizonte/MG), “Cultura de 5ª” (São João Del Rei/MG), “Movimento Aldrava” (Mariana/MG) “Travessia dos Sentidos” (Brumadinho/MG), “Campoesia” (Campo Largo/PR) e a “Cooperifa” (São Paulo/SP), transitando entre a cultura arte popular e a acadêmica.
Semana de divulgação do Abril Poético
Durante a semana o grupo Lesma, através de seus componentes, participou de eventos e reuniões preparatórias para a organização do Abril Poético 2011, cuja programação oficial está divulgada através do blog http://www.grupolesma.blogspot.com/ e imprensa regional.


Foram visitadas as cidades de Cristiano Otoni, Sabará, Ouro Preto, Itabirito, Mariana e Catas Altas da Noruega e Piranga, onde ocorreu reunião ordinária da Amalpa. No dia 26 o grupo participou de evento social organizado pela Associação de Moradores em Buarque de Macedo e no dia seguinte o grupo apresentou-se no evento da Associação Viva Down, na Escola Municipal Júlia Miranda, em Lafaiete.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Idealizadora do Poesia Viva - a poesia bate à sua porta recebe Medalha da Inconfidência

Presidente Dilma Rousseff, Governador Anastasia e laureados
José Bento Teixeira Salles (Membro da Academia Mineira de Letras) e Andreia Donadon Leal


Idealizadora do Projeto Poesia Viva- a poesia bate à sua porta recebe Medalha da Inconfidência




Vejam depoimento publicado na Agência de Minas:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/entrevista/1512-depoimentos-de-agraciados-na-solenidade-de-entrega-da-medalha-da-inconfidencia

O Governador do Estado de Minas Gerais, ANTONIO ANASTASIA, por meio de decreto, concedeu à artista plástica, escritora do movimento aldravista e ex-aluna da UFOP, Andreia Donadon Leal, a Medalha da Inconfidência. A solenidade de agraciamento foi realizada no dia 21 de abril de 2011, quinta-feira, na Praça Tiradentes em frente ao Museu da Inconfidência na cidade de Ouro Preto/MG. A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas Gerais, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira.
A solenidade acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado deTiradentes), em Ouro Preto.
Foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril com quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.
A presidenta da República Dilma Rousseff foi uma das agraciadas com a medalha da Inconfidência deste ano, no grau Grande Colar.
No total foram entregues 62 medalhas no grau Grande Medalha, 88 Medalhas de Honra e 100 no grau Medalha da Inconfidência.
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, nascida em 17/09/1973, cresceu em Santa Bárbara-MG e reside em Mariana – Minas Gerais. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura & Criação pelo SENAC-MG e Mestranda em Letras – Literatura – Cultura & Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa (Dissertação de Mestrado: Aldravismo – Primeiro Movimento Mineiro do Século XXI). É ilustradora, Diretora de Projetos Culturais da Aldrava Letras e Artes e Membro da Comissão Editorial. Escreve contos, poemas, crônicas e ensaios no Jornal Aldrava Cultural desde 2002. Colabora também com o Jornal Linguagem Viva – São Paulo, Jornal de Letras (RJ), Jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte) e Jornal Ponto Final (Mariana). Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Santa Bárbara e teve aulas presenciais com o artista plástico Antonio Gualda, em Granada (Espanha). Desenha e pinta desde a adolescência. Idealizadora e Coordenadora do Projeto Poesia Viva – a poesia bate à sua Porta – Projeto Vencedor do Prêmio VivaLeitura 2009– Mec/Minc. Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; Presidente da Academia de Letras do Brasil de Mariana e Governadora do InBrasCI-MG.

Livro, literatura, leitura e cultura

Livro, Literatura, Leitura e Cultura

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal – Mestranda em Literatura- cultura e sociedade pela UFV


O futuro é tão incerto quanto o transcurso da vida. Entretanto, alguns planejamentos são cumpridos com sucesso; outros, nem atingem os primeiros objetivos. Não temos o controle sobre todas as coisas da vida, infelizmente. Não sei também do futuro, pois vivo “o e no” presente, compreendendo que viver é ter relações salutares, parcimoniosas e afetivas com família, poucos amigos (amigo é coisa raríssima) e pessoas que fazem parte do nosso cotidiano. É necessário também, pelo menos para mim, momentos de solidão (aqui, solidão tem significado de estar só e bem consigo). Não há prazer maior de estar só, em ambiente silencioso, com a leitura. Os benefícios já foram provados, repassados por artigos, revistas especializadas ou em campanhas de leitura. O ato efetivo de ler nos leva a outros mundos, colhidos da realidade circundante, para serem recriados artisticamente pelo autor. Não tenho pretensão de ser “a disseminadora” dos inúmeros benefícios proporcionados pela leitura, para uma vida intelectual e emocional do ser humano, mas defensora ferrenha, em relação a políticas de incentivo à leitura, ao livro e à literatura, tão necessárias em nosso país. Outro ponto a ser frisado com insistência é que as Secretarias de Cultura deem mais atenção à literatura, à leitura e ao livro, proporcionando e planejando atividades específicas em seus calendários culturais. Atualmente percebo certo desinteresse (talvez por falta de informação e/ou formação) em algumas gestões culturais, no planejamento de atividades e eventos relacionados a práticas de leitura. O que seria da música, do teatro, do cinema, da arte, se não fossem os textos? Caos, pois o homem, desde seu surgimento, necessita da linguagem para se comunicar. A leitura é imprescindível numa sociedade que se define culta. É para isso que existem setores culturais, para formar Cidadãos Cultos; esse seria o sentido da existência de Secretarias e Ministério da Cultura.
Os benefícios da leitura são imensuráveis para o aprimoramento das ideias; de sua natureza emancipatória, que arranca o indivíduo da depressão, da falta de conhecimentos e de experiências, ampliando suas perspectivas e alargando seus horizontes. Ler leva o destinatário ao encontro com o autor, com a obra, com os personagens introjetados e suas tensões vividas no transcurso da estória. Não chegaremos e nem daremos conta de ler todos os livros, mas ler é o início do caminho para o conhecimento.
Esses são alguns benefícios proporcionados pela prática contínua da leitura. Mas sabemos que toda a população (sem exclusão) não tem acesso aos livros; aqui não desprezamos a importância dos pontos de leitura criados e incrementados nos estados brasileiros, mas na implantação de acervo literário em casas que não têm livros; em lugares longínquos das cidades, dos centros culturais, como aldeias, vilas e áreas rurais, onde a escassez começa pela falta de estrutura básica, como saúde, alimentação e escolarização.
Literatura é o centro da cultura, pelo menos deveria ser, mas infelizmente, esse não é o pensamento da maioria das Secretarias de Cultura. O que é centralidade cultural para eles são shows, festas populares, cinemas, teatros, etc. (essas modalidades existem por causa da Literatura!) Nada contra os segmentos apontados, não tiro o mérito e reconheço a importância da existência deles para a cultura, mas critico os altos investimentos destinados na realização de shows, de cinemas, de novelas, etc., comparando-se às ínfimas verbas destinadas ao livro, à literatura e às atividades de incentivo à leitura. Se nós, escritores, continuarmos também a aceitar a segregação de investimentos para determinadas modalidades culturais, seremos vencidos e quiçá abandonados nas prateleiras das bibliotecas públicas, comunitárias ou nas estantes de casa. Ou quem sabe, colocarão fogo na maioria das bibliotecas? Ou, traçando um cenário mais apocalíptico ainda: livros virarão obras de museus, ficando expostos apenas para contemplação, pois leitor será subversivo, anárquico e preso, se ousar “folhear” ou abrir um livro...
Deixemos o pesadelo de lado para cobrar das autoridades públicas mais investimentos e atividades para a leitura. Que todos tenham acesso ao livro sem distinção! Que a leitura seja vício, o maior vício de todos os tempos! É sonho, mas quem não vive com sonhos (e não de sonhos) fenece de amargura.

DIA MUNDIAL DO LIVRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Foto de alguns Participantes da paletra e oficina

Educadora recebe livros dos poetas aldravistas mineiros e jornais: Aldrava Cultural e Linguagem Viva


Aluna do curso de Letras ganha o livro da acadêmica Goretti de Freitas - "Filipe e seus barquinhos" -Editora Aldrava Letras e Artes

Aluna do curso de Pedagogia lê haicais produzidos


Palestra: Memória de Leitura e Poesia Viva - a poesia bate à sua porta (desafios, resultados)


Alunas do curso de Pedagogia, Letras e Filosofia recebem livros - Projeto -poesia viva -a poesia bate à sua porta. Helton Luiz de Oliveira (organizador do evento) produz haicais e lê para os participantes



Andreia Donadon Leal e a professora Alessandra Leles Rocha (Membro Efetivo do InBrasCI-MG em Uberlândia)



DIA MUNDIAL DO LIVRO - Um companheiro Indispensável

REALIZAÇÃO: UFU
Organização - EDUFU Editora da Universidade Federal de Uberlândia




Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal fizeram palestra, relatos do projeto de incentivo à leitura e oficina de haicais (Projetos: A diversidade na leitura - haicais no ambiente presencial e virtual; Poesia Viva - a poesia bate à sua porta) na Universidade Federal de Uberlândia, no dia 20 de abril de 2011, em evento comemorativo ao Dia Mundial do Livro. O encontro promovido pela Editora e Livraria da UFU (EDUFU) (evento primorosamente organizado por Helton Luiz de Oliveira da EDUFU) reuniu personalidades da Literatura e da Educação para avaliar e propor alternativas de incentivo à leitura no Brasil. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, no Campus da UFU. A palestra e oficina dos poetas e incentivadores de leitura aldravistas mineiros aconteceu no dia 20 de abril de 2011, com relatos de experiências dos escritores aldravistas no projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, vencedor do Prêmio VivaLeitura do MinC/MEC 2009. Os alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e participantes ganharam no final do encontro, livros dos poetas do Jornal Aldrava Cultural, Jornal Linguagem Viva e o livro da acadêmica Goretti de Freitas.

Os Haicais produzidos na oficina serão divulgados e publicados no BLOG e Twitter do Projeto - Haicais no Ambiente Presencial e Virtual.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MÊS DO LIVRO

Funcionários do CEE da UFV recebem livros e jornais
Colegas do Mestrado em Letras da UFV (Rodrigo Frausino, Cinthia, Mariana e JJ) recebem livros e jornais


Mês do livro

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - 14/04/2011

Texto publicado no BLOG DO GALENO:
http://www.blogdogaleno.com.br/texto_ler.php?id=9773&secao=13
Abril é o mês Mundial do Livro – produção material de bens imateriais do homem, ao longo da história. Primeiro de abril é dia da mentira. É costume de pessoas extrovertidas pregarem “alguma peça” nesse dia, falando mentiras para amigos, parentes ou conhecidos. E o que os livros têm a ver com a mentira? Provavelmente nada. Leitura ficcional ou não, seu valor é indiscutível para a humanização. O acesso igualitário aos bens culturais (populares e eruditos) é DIREITO de todos, mas, infelizmente, esse direito não é conhecido, nem requerido pelo povo. E a cultura? O que é cultura? Obviamente, o termo é amplo demais para discussões específicas neste texto. Cultura, de forma geral, é toda manifestação resultante do gênero humano. É ela que permite avançarmos em todas as áreas. Dessa forma, poderíamos concluir que a função da Cultura é a de tornar dinâmica a vida em sociedade. Sim, esse é o sentido lato da palavra cultura – tão importante e emergencial como a Alta Educação ou Excelência Educacional. O princípio básico cultural seria esse, se tivéssemos gestores culturais, especialmente nas administrações públicas, que promovessem o diálogo da cultura popular com a erudita. O livro, por exemplo, entra como protagonista e tábua de salvação ou remédio eficaz contra o empobrecimento cultural. Literatura, livro e leitura são investimentos culturais promissores de um país. O estudioso Antonio Cândido defende o “Direito à Literatura” como direito humano, pois se algo é indispensável para nós, deve ser também indispensável para o próximo. Cândido refere-se às pessoas que afirmam que o próximo tem direito a bens básicos, como moradia, comida, instrução, saúde, etc., mas isso está longe de ser o ideal. Todos nós somos seres culturais, independente do grau de instrução ou preferência cultural. No Brasil, o privilégio de ler clássicos seria de uma pequena “classe”, a nomeada intelectual, mas será que os setores culturais não poderiam incluir TODOS no mesmo elenco? Seria se começássemos a investir em políticas de leitura. Seria se, compreendêssemos que a Literatura é uma necessidade, pois é manifestação universal do homem em todos os tempos e humaniza, em todos os sentidos, porque faz viver. Outra abordagem do professor Cândido, que merece destaque em relação à Literatura, é a de defender que a literatura erudita deixe de ser privilégio de pequenos grupos, mas para isso acontecer é necessário, que a organização da sociedade seja realizada de maneira a garantir uma distribuição justa dos bens. Para que esse “ideal” aconteça de fato, os produtos literários deverão circular sem barreiras; no caso do Brasil será preciso vencer o déficit da escolarização básica para criar na sociedade o hábito da leitura. Outro ponto importante do artigo de Antônio Cândido é o de defender a fruição cultural em todos os níveis. Isso seria possível se nossa sociedade não segregasse as camadas sociais com pouca escolarização, impedindo a difusão e a circulação de produtos culturais eruditos, confinando o povo a apenas uma parte da cultura, a nomeada POPULAR. “Cultura popular e cultura erudita nunca deveriam ser separadas, como se a sociedade fosse dividida em esferas que não se comunicassem. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável”. (Cândido: 1988, p.191). Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23 de abril) é necessário fazer conexão com o Dia da Mentira, ideia inicial desse texto. É mentira afirmar que é impossível a fruição da cultura erudita com a popular no Brasil. É mentira afirmar que pessoas menos esclarecidas são incapazes de serem atraídas por sinfonias ou leituras de clássicos. É mentira também afirmar que a cultura tem que ter investimento mais focado em shows, carnaval ou festas populares, porque o povo (a maioria) só gosta disso. É mais cômodo trabalhar dessa forma: separando a cultura popular da erudita, por preguiça, falta de informação e de instrução.E os livros? Os livros são componentes importantes da cultura (livros de folclore, de lendas, de sagas; epopeias, clássicos, modernos ou pós-modernos). Os livros são e continuarão sendo fonte rentável, inesgotável e eficiente para o saber, em todos os tempos. Seu valor é indiscutível para a humanização. Lutem pelo acesso aos livros, pois eles nos leva ao conhecimento, à alteridade, ao prazer, à instrução, à sabedoria, a viver outras vidas e experiências, e a alargar nossos horizontes...


* Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal

Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural

Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas GeraisPresidente Fundadora da ALB-Mariana

Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa

Jornal Aldrava Cultural -http://www.jornalaldrava.com.br/

FALEMG - Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais

Maria Elisa (Tesoureira da FALEMG); Aparecida Simões - Diretoria Intercâmbio; Olvao Romano, Secretário-Geral e Marco Aurélio Baggio, Diretor Cultural. Dr. Luiz Carlos Abritta (Vice-Presidente), Aloísio T. Garcia (Presidente FALEMG) e Andreia Donadon Leal (Diretora de Intercâmbio da FALEMG)
FALEMG REALIZA REUNIÃO DIRETORIA

DECISÕES TOMADAS NA 1ª REUNIÃO DA DIRETORIA DA FALEMG Aos 8 dias de abril de 2011, na sede da AMULMIG, em Belo Horizonte, os diretores da FALEMG realizaram sua 1ª reunião, com a presença de oito diretores, justificadas as ausências dos diretores Cesar Vanucci e Coraci Neiva Batista, sob a presidência de Aloisio T Garcia e secretariada por Olavo Romano. Foram tomadas as seguintes decisões: Eleito Patrono da FALEMG o saudoso acadêmico e homem público Murilo Paulino Badaró, idealizador da FALEMG e seu 1º Presidente. Marcada a data de 16 de junho de 2011 para a próxima Assembleia Geral, precedida de almoço no Automóvel Clube, Belo Horizonte, ocasião em que serão recebidas adesões de novos Membros. Estipulada uma anualidade de duzentos reais, a ser paga pelas Academias que integram a FALEMG. Serão aprovados um lema e uma logomarca para a FALEMG e foi solicitado aos presentes sugestões sobre ambos, que constarão de documentos oficiais, diplomas e demais documentos formais. O Presidente apresentou sua sugestão e o assunto será decidido nos próximos dias. Os diretores culturais e de intercambio ficaram incumbidos de sugerirem parcerias e convênios com a FALEMG, que deverá se fazer presente em todos os atos ou movimentos de natureza cultural ou literário, divulgando o nome e objetivos maiores da instituição. Inicialmente, a FALEMG apoiará o projeto Um livro de graça na praça, em seu 9º ano de existência, o movimento ambientalista criador da comenda pertinente ao tema e as comemorações do Ano da Itália no Brasil., além da recém criada Rede Mineira de Cultura. Será produzido um kit de orientação jurídica para criação e registro de academias ou casas de cultura em cidades do interior do Estado de Minas Gerais e enviado a todos os prefeitos ou secretários de cultura e educação de municípios com mais de 50.000 habitantes, além de disponibilizado no blog e site da FALEMG. A diretoria da FALEMG registrou o apoio da Secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, em audiência concedida ao seu Presidente e enviará oportunamente projetos e sugestões àquela Pasta.


Presidente Aloisio Garcia 1º vice presidente Luiz Carlos Abritta 2º vice presidente Cesar Vanucci secretário geral Olavo Romano 1º secretário Dilermando Rocha Galvão 2º secretário Coraci Neiva Batista tesoureiro Maria Elisa Machado 1º tesoureiro José Benedito Donadon Leal diretor de intercâmbio Andreia Donadon Leal diretor de intercâmbio Aparecida Simões

foram eleitos 18 conselheiros, representando 16 entidades culturais de diferentes cidades, além dos membros da academia mineira de letras elisabeth rennó e fabio doyle.o mandato da diretoria e conselho será de 2 anos e a sede provisória da falemg será nas dependencias da academia municipalista de letras de minas gerais, á rua agripa vasconcelos 81, belo horizonteos membros fundadores envidarão esforços permanentes para a adesão de novos associados, com a informação de que existem em minas gerais cerca de 300 academias, casas de cultura e gremios literários que se dedicam á literatura, o estudo e preservação da lingua portuguesa e às diversas expressões culturais Creusa Cavalcante França Douglas de Carvalho Henriques Elisabeth Fernandes Renno Eugênio Ferroz Fábio Proença Doyle Ione Taglialegna João Bosco de Castro Luiz Gonzaga Amorim Maria Adelia Cheline Salles Paulo José de Oliveira Petrônio Braz Ricardo Reis Cavalcanti Valdemar Firmino de Oliveira


Blog da FALEMG:



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Convite Dia Mundial do Livro - Programação


DIA MUNDIAL DO LIVRO - PROGRAMAÇÃO

Convite Dia Mundial Livro - EDUFU





Andreia Donadon Leal e J. B. Donadon-Leal farão palestra e oficina de leitura na Universidade Federal de Uberlândia Andreia Donadon Leal, escritora aldravista e Mestranda em Literatura pela UFV, e J. B. Donadon-Leal, escritor aldravista e Professor da UFOP, farão palestra e oficina - relatos de uma trajetória de promoção da leitura na Universidade Federal de Uberlândia em evento comemorativo ao Dia Mundial do Livro. O encontro promovido pela Editora e Livraria da UFU (EDUFU) reunirá personalidades da Literatura e da Educação para avaliar e propor alternativas de incentivo à leitura no Brasil. O evento ocorrerá em 19 e 20 de abril, no Campus da UFU. A palestra e oficina dos aldravistas serão no dia 20 de abril de 2011, das 09h às 12h e relatará as experiências dos aldravistas no projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta, vencedor do Prêmio VivaLeitura do MinC/MEC 2009, e demonstrará os seus procedimentos em suas oficinas de haicai.