A Escola Municipal Padre Avelar - EJA - promoveu o 1° Café Literário, no dia 03 de outubro de 2012, com participação dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo do evento, segundo a organizadora e professora de Língua Portuguesa da EJA, Glória Maria Felisberta Magalhães, foi mesclar o sabor do café com o prazer da leitura e escrita, oportunidade para os estudantes apresentarem suas produções literárias, bem como realizar leituras de obras de escritores famosos, por meio de apresentações culturais, danças, recitais, dramatizações, cantos e exposições de obras literárias.
Os poetas aldravistas de Mariana, Andreia Donadon Leal, Hebe Rôla, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira, foram convidados para compor a mesa de abertura oficial do Café Literário, momento em que os escritores falaram sobre a importância da literatura em suas vidas; sobre o dia a dia de suas produções artísticas, além de recitaram suas poesias.
Os aldravistas doaram exemplares dos livros: Pés no Chão (crônicas); Óbvias Liberdades (Juvenil); Chitarô - cadê o gato?; O Livro das Aldravias (nova forma/nova poesia); Meu São Gonçalo do Rio Abaixo (memórias), Lixos e Caprichos (poesia) e Jenipapo, para a Biblioteca da escola.
Palco de apresentações - Mesa de Abertura
Biblioteca montada pelos alunos com livros doados pelos poetas aldravistas
Biblioteca montada pelos alunos com livros doados pelos poetas aldravistas
Professora Glória Maria Felisberta Magalhães coordena todas as apresentações
Ana Cláudia Rôla fala sobre vida e obra de Alphonsus de Guimaraens
Professora Hebe Rôla fala sobre a importância da leitura e sobre sua produção literária
Andreia Donadon Leal fala sobre Memória de Leitura (infância/adolescência) e apresenta "O Livro das Aldravias" - Nova forma de poesia criada pelos poetas marianenses aldravistas
J.S.Ferreira apresenta seu livro Jenipapo e lê poesias
J.B.Donadon-Leal fala sobre o movimento aldravista e sobre sua produção literária
Público
Público
Apresentação Musical dos alunos
Fotos: Crédito: Ana Cláudia Rôla e J.B.Donadon-Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário