sábado, 20 de junho de 2009

ANÍCIO CHAVES - Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, lançará o livro de poeisa "POR DETRÁS DA FACE"

Capa do Livro
Donadon, Andréia, Anício Chaves, Ivonete e Gabriel Bicalho

Donadon, Anício Chaves (escritor), Ivonete e Gabriel Bicalho


ANÍCIO CHAVES - Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, lançará o livro de poeisa "POR DETRÁS DA FACE"



Editora: Aldrava Letras e Artes
Capa- ilustração: Deia Leal
Diagramação: Gabriel Bicalho
Projeto Gráfico: Aldrava Letras e Artes
Mariana - 2009.


Prefácio*

A noção de poesia se dá no fazer poético que supera a proposição teórica: enunciação em versos filiados a uma escola poética. A poesia é a própria proposição da enunciação tomada da função estética em gotejamento de uma visada individual dos universos discursivos socialmente produtivos. Este é um exercício de ver o mundo com olhos de observador atento, como propõe a poética de Anício Chaves em POR DETRÁS DA FACE:


quem vê cara,
pode ler a alma.


"... Esses universos discursivos tocados nesta incursão/excursão de temas de variadas ordens, que entram pelas intimidades ou viajam pelas redondezas, são enciclopédias de conceitos novos para comportamentos calejados pelo tempo e pelas tradições. Assim, a revolta justificada do poeta com os despropósitos relativos à natureza:

Um ser, porém, inteligente e livre,

dotado de um potencial imenso,

em vez de preservá-la, só destrói.

E arremata o poeta:

Que privilegiado sou que posso ver e ouvir,
que posso analisar, posso sentir

tudo que Deus criou e a que tenho acesso.

E, analisando, vejo constrangido

correr lá, em baixo, o rio poluído

questionando a Educação e o Progresso.

"... Eis um poeta que se expõe na permitida confusão entre eu lírico e eu empírico. Poesia é expressão da coragem humana, é expressão da exposição de quem dá a cara a tapa. Bom que esse poeta Anício Chaves seja um exemplo de construção de virtudes, com seus versos de discursos contundentes, apaixonados, racionais, políticos e crentes em força superior derivada de Deus..."

* Professor Dr. José Benedito Donadon-Leal. Doutor em Semiótica pela USP, Pós-doutor em Análise do Discurso pela UGMG. Crítico literário e de artes visuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário