quarta-feira, 14 de julho de 2010

10 anos do Aldravismo

Entrevista com idealizador do Aldravismo

Entrevista com o Presidente da Aldrava Letras e Artes e idealizador do Aldravismo

Distribuição de jornais e livros dos poetas do Jornal Aldrava Cultural para TV Inconfidentes


A TV Inconfidentes (Ouro Preto) - realizou no último dia 09 de junho de 2010, matéria especial sobre os 10 anos do Aldravismo. A entrevista retratou o início do período Pré-Aldravista até a consolidação do Aldravismo; a partir de 1995, com o lançamento dos panfletos literários: o Poezine (1995), Quatro ou + poetas (1996) e do Jornal Cimalha (1997), todos representantes da imaginação criadora dos poetas aldravistas.
Segundo o idealizador do movimento, J.B.Donadon-Leal, uma das primeiras providências do Aldravismo foi a de buscar como critério de escolha para publicação, textos e obras de arte que rompessem com barreiras formais de produção, especialmente os que ousassem criar conceitos novos, partindo do pressuposto de que a arte deve ser antes de tudo, expressão de liberdade.
O Presidente da Aldrava Letras e Artes, também idealizador do Aldravismo, Gabriel Bicalho, falou sobre a importância do movimento literário e cultural na Região dos Inconfidentes, sua repercussão e representatividade nos meios acadêmicos, literários, midiáticos no país e no exterior.
A Coordenadora de Projetos Culturais, Andreia Donadon Leal, falou sobre a arte aldravista e as atividades de comemoração dos 10 anos do movimento, com exposições realizadas na Galeria do SESI-Mariana, na Galeria Guimarães Rosa - em Belo Horizonte e as atividades contínuas de incentivo à leitura (lançamento de livros- saraus), destacando a distribuição gratuita do livro dos poetas do Jornal Aldrava Cultural: Ventre de Minas, nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo (Secretaria Municipal de Cultura) e na Câmara Municipal de Belo Horizonte, divulgadores do Projeto: poesia viva - A Poesia bate à sua Porta com os poetas do Jornal Aldrava Cultural.
Os projetos de incentivo à leitura e distribuição gratuita de livros dos poetas da Aldrava Letras e Artes não têm apoio financeiro de nenhum órgão público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário