quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Livros doados por Auxiliadora de Carvalho e Lago

Livros doados por Auxiliadora de Carvalho e Lago




A escritora Auxiliadora de Carvalho e Lago doou para o Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - uma quantidade considerável e importante de livros de sua autoria: A RUA DE QUEBRA-NOZES - (contos) Editora Decálogo.
Auxiliadora de Carvalho e Lago é escritora premiada com vários livros e contos publicados, é Bacharel em Direito e em Letras pela UFMG, Membro da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da União Brasileira de Trovadores.

PREÂMBULO

A Rua do Quebra-Nozes

José Afrânio Moreira Duarte

(Da Academia Mineira de Letras)



"Advogada e escritora, Auxiliadora de Carvalho e Lago já é um nome respeitado nos meios literários de Belo Horizonte, onde pertece a entidades culturais importantes, como a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras e União Brasileira de Trovadores - UBT.

Já vitoriosa como autora de livros infantis, Auxiliadora de Carvalho e Lago destina esta obra aos leitores adultos. O nome é A rua do quebra-nozes, título tirado, nada mais nada meos, do "Quebra-Nozes", do genial Tchaikovski, uma das jóias da música clássica. Trata-se de uma coletânea de contos, vários deles já premiados em concursos de âmbito nacional".

A rua do quebra-nozes inicia-se com o conto A velha lâmpada de Aladim. Nos primeiros parágrafos, Auxiliadora, de modo original e criativo, evoca personagens famosos da literatura mundial, tais como Penélope, Ali Babá e Aladim. Tal começo é uma espécie de preparo para a abordagem do tema principal da história, que é o casamento de Samir com Sulamita, e funciona, assim, como ótima abertura de uma bela ópera. (...)

(...) Indubitavelmente, A rua do quebra-nozes é uma ótima estréia. Não posso dizer que Auxiliadora de Carvalho e Lago vai longe e é uma boa promessa, por diversos motivos muito simples e muito fortes: ela já foi muito longe. E a promessa encontrada nos contos iniciais já foi muito bem cumprida.



Belo Horizonte, 27 de novembro de 2005. (pg. 13)
Nossos agradecimentos especiais à escritora Auxiliadora de Carvalho e Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário