domingo, 2 de setembro de 2012

Nova Forma - Nova Poesia: Aldravias

LIVRO DAS ALDRAVIAS SERÁ LANÇADO NA CASA DAS ROSAS E EM PORTUGAL






No dia 05 de outubro, às 18h, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura recebe os escritores da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas, para lançamento de “O livro das Aldravias – nova forma/nova poesia” (Editora Aldrava Letras e Artes), performance e música com Marzo Sette Torres, Luiz Poeta, Thiago Caldeira, e sarau lítero-cultural com os autores do livro.
Aldravia é poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa nova forma representa a ruptura necessária com o convencional, na busca de fazer uma Literatura representativa de uma experimentação estética. Os poemas são compostos por seis versos univocabulares, conforme o espírito poundiano de poesia: o máximo de poesia com um mínimo de palavras.
Os criadores da aldravia são os poetas do Movimento Aldravista: Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal.
O livro das Aldravias – nova forma/nova poesia reúne aldravias de 51 poetas, membros fundadores da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas.

Na primeira semana de Março de 2013, os poetas aldravianistas brasileiros lançarão a  nova forma de poesia em Portugal; convite da Academia de Letras e Artes e universidades.

Membros da SOCIEDADE BRASILEIRA DOS POETAS ALDRAVIANISTAS:

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_sbpa.htm

Autores:
Afonso Baião, Amélia Luz, Andreia Donadon Leal, Angela Togeiro, Anicio Chaves, Athanase Vantchev de Thracy, Auxiliadora de Carvalho e Lago, Benedita Azevedo, Cecy Campos, Célia Lamounier, Cely Vilhena Falabella, Clevane Pessoa, Edir Meirelles, Elvandro Burity, Elza Aguiar Neves, Francisco Nunes, Gabriel Bicalho, Gilberto Madeira, Hebe Rôla, Humberto Martins, Ilda Brasil, Izabel Eri Camargo, J.B Donadon-Leal, José de Assis, José de Castro, José Luiz Foureaux de S. Júnior, J.S.Ferreira, Juçara Valverde, Luiz Gondim, Luiz Poeta, Marcia Barroca, Maria Beatriz Del Peloso Ramos, Maria Goretti de Freitas, Michelle Bicalho, Marilia Siqueira Lacerda, Marilza de Castro, Marisa de Castro Godoy, Mário DonLeal, Marzo Sette Torres, Maura Martins, Messody Benoliel, Miriam Blonski,Nilze Monteiro, Ricardina Yone, Rose Stteffen, Suzana Peixoto, Vanise Buarque, Vilma Cunha Duarte, Wilma Maria Quintiliano,  Vitor Escudero, Zaíra M. Martins.


Apresentação 
Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior

Apresenta-se aqui outra coletânea, em língua pátria (em sua maior parte, pois há participação estrangeira – Portugal e França). Desta feita, o conjunto é constituído de ALDRAVIAS. Os criadores desta nova forma de poesia são os poetas do Movimento Mineiro Aldravista: Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira e J.B.Donadon-Leal.
 Cabe uma rápida digressão sobre esta forma inovadora de poesia, herdeira – pelo menos, em certo sentido – do Hai Kai e ancorada na proposta poética de Ezra Pound. Mistura explosiva, no que este adjetivo carrega de dinamismo e criatividade, a aldravia é forma experimental que prescinde dos preceitos mais tradicionais do fazer poético. Acompanhando o rastro deixado pela recuperação operacional do conceito de metonímia – traço personalíssimo da poesia do grupo de Minas – a aldravia busca enredar o leitor nas malhas da criação do sentido poético, abusando positiva e dinamicamente da potencialidade semântico-discursiva da metonímia. Em outras palavras, a nudez formal da proposta – as aldravias são compostas de estrofes únicas de até (preferencialmente) seis versos, estes, por sua vez, expressos em vocábulos igualmente únicos, acompanhados ou não de sinais de pontuação – é prova cabal da ousadia deste estágio de experimentação estética do grupo aldravista. Aqui entra Pound com o axioma do “máximo de poeticidade num mínimo de palavras”. O número de versos pode duplicar a proposta haicaista, mas mantém – repito, em certa medida – a contenção nos instrumentos que desenvolvem o desenho da cena poética que os versos criam.
As digressões desempenham aqui o papel de guia na leitura do conjunto de aldravias que o volume enseja. Experiência vária e multifacetada, os textos aqui reunidos representam o que há de mais atual em termos de criação poética. Em tempos “bicudos” para a poesia que, no dizer de alguns, “não vende”, nada mais salutar que o bafejar da ousadia que o aldravismo pratica. Se tentar burlar o que está estabelecido é, em certa medida, característica comum e corriqueira do fazer poético, a radicalidade do gesto poético aldravista, insere-se no hall de certa vanguarda que não pretende a glória dos cenáculos da admiração global, mas contenta-se com o exercício contínuo e gratificante da poesia que se quer assim mesmo: POESIA. Aqui fica, então, o convite para a fruição desses universos condensados de sentido, as aldravias, que passeiam pelo olhar do leitor que se quer atento e participante. É a oportunidade de tomar contato, em primeira mão, com material que vai ser lançado em Lisboa, em 2013, sob os auspícios da Academia Internacional de Heráldica de Portugal, na pessoa do Dr. Vitor Escudero, seu Presidente e Chanceler da Academia de Letras e Artes, ambas em Portugal.


Mariana, outono, 2012.
Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior
Doutor em Literatura Comparada (UFMG)
Pós-doutor em Literatura Comparada (UFF)



Comentários

A aldravia nasce da necessidade de os aldravistas demonstrem efetivamente a poesia metonímica defendida por eles desde o advento do aldravismo, como forma de explicitar o conceito semiológico de metonímia, ou seja, o modo de sua realização textual, em que uma parcela de algo assume significação de uma totalidade, uma insinuação se faz discurso e uma Forma se faz resultado, segundo Donadon-Leal (2002).

Os aldravistas não procuram a obscuridade no pensar e no transmitir suas mensagens, são artistas de hoje, de nosso século XXI, e, por isso, como dizia o grande poeta e teórico norte-americano (Erza Pound), não podem ser negligenciados. Devemos com o maior carinho, observar o que querem dizer nos seus versos que nos vão ajudar a suplantar o possível declínio de nossa cultura poética. (Carlos Alberto dos Santos Abel- Doutor em Letras Vernáculas - Espanha)

Les poètes du Minas Gerais ont su, dans leur longue recherche d’une expression vierge, créer une nouvelle forme poétique, l’aldravia. Il s’agit de petites pièces qui relèvent de l’art minimaliste. Ces poèmes ont été composés pour la première fois dans le Minas Gerais. Leurs auteurs ont été appelés poetas aldravistas (de aldravia, poème minimaliste de six vers, chaque vers étant d’une seul mot pour présenter aux lecteurs la substantifique moelle littéraire, la poésie qui nous fait saisir, em se servant de la métonymie, la totale présence de la Création) (THRACY, 2011:13) França

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