quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Bem-vindo, 2010!

Vaso - óleo sobre tela - Deia Leal - 2009

BEM-VINDO, 2010.

Andréia Donadon Leal



Ano Novo é momento de reflexão, de acertos, de mudanças e de permanência. Permanência dos projetos que deram resultados. É mudar a aplicação das metodologias mal-sucedidas. É hora também de rever velhas amizades, fortalecer os laços afetivos e resgatar os amigos que estão esquecidos. Perdoar; sobretudo perdoar o próximo, o irmão, o vizinho, o colega de serviço, o patrão, o filho... Não falo de perdão sintético, artificial, mas do perdão de olhos nos olhos, de coração para coração. Quem perdoa de verdade e sem subterfúgios acende a chama universal da Paz. Alcança a sintonia com Deus, com o cosmo, com a saúde e com o bem-estar psicológico e físico.

Ano Novo é avaliar a trajetória na família, no trabalho e na sociedade. É contabilizar ganhos e perdas. É mentalizar e traçar novos caminhos quando a estrada percorrida foi árdua, plena de buracos e penhascos. Ano Novo é caminhar a passos firmes. É um dar de si sem se arrebentar na beira da praia ou carregar todos os pecados e erros do mundo quando algo saiu de nosso controle.

Ano Novo é novo respirar dos pulmões e pulsar das batidas do coração que trabalham vinte e quatro horas por dia sem remuneração. É crer em si, crer no próximo, crer que um novo amanhã poderá transformar o tempo na imagem de um novo sonho almejado. É perder sem se revoltar, é aceitar sem se conformar, é ganhar sem ostentar; é bendizer ao invés de maldizer e blasfemar. É mudar os móveis do lugar, podar as plantas do jardim e replantar os vasos de casa. É colher os frutos e plantar novas sementes.

Ano Novo é planejar, projetar, transformar, acreditar, perdoar, amar, valorizar, repensar, revisar, prosseguir, continuar, ponderar, relevar... É aprender a aprender. É aceitar as adversidades e aprender a dar a volta por cima. É desistir sem fraquejar. É modificar sem jogar seus princípios e suas convicções no lixo. É saber aceitar erros e aprender com eles. É saber que a voz do povo não deve ser desprezada. É saber aceitar as críticas construtivas e aprender a escutá-las com maturidade e impessoalidade. É saber descartar as bajulações. É aprender a aprender e aprender a experimentar antes de descartar.

Ano Novo é desarmar corações de mágoas, de rancores, de desprezos acumulados e despejar esses sentimentos negativos e inúteis para o espaço ou para o buraco. Agradecer mais um ano que se vai, mesmo que ele seja doloroso, impactante, perverso, sofrível e receber de braços, alma e corações abertos, o Novo Ano que se inicia nesse universo inigualável que almeja um novo caminhar, novas escolhas, novas conquistas e novas atitudes em nossas vidas.Que 2010 seja pleno de vitórias, de alegrias, de paz, de prosperidade; preservação do universo, do bem, da saúde, da amizade, da fraternidade. Que o perdão não seja apenas falado, mas praticado infinitas vezes no ano que se desponta no jardim da vida.

2 comentários:

  1. Meu ano 2010 já começou muito bem. Amei ler o que vc escreveu. Que seja um ano de muita leitura , muita aprendizagem e muita alegria.
    As imagens das pessoas lendo são maravilhosas.
    Abraços criativos.

    ResponderExcluir
  2. Andréia leal, que momento elevado chegar neste espaço, e ter diante de meus olhos está sua belíssima tela com seu texto "BEM-VINDO, 2010.".

    Bem vindo mesmo 2010, que ele seja portador de momentos únicos na nossa passagem dos 365 dias aqui na Literátura, que sua distinta pessoa esteja presente sempre, com muita admiração e respeito,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir